Boneca Russa

Matrioshkas (Matrioskas) no Brasil« Voltar

A Rússia

A Rússia ou Federação Russa é o maior país do mundo e faz parte de dois continentes: o Leste Europeu e Norte da Ásia. É também o país mais populoso da Europa, com mais de 142 milhões de habitantes (2013). Entre os destinos mais conhecidos estão Moscou e São Petersburgo. Moscou, fundada em 1147 por Yuri Dolgoruki, é a capital administrativa, financeira, educacional e judicial e onde está o centro da Igreja Ortodoxa Russa. É mundialmente conhecida por seus monumentos, como o Kremlin e a Catedral de São Basílio e pela Universidade Estatal de Moscou. Considerado um dos lugares mais lindos do planeta, a cidade de São Petersburgo, fundada pelo Czar Pedro (o Grande) em 1703, é conhecida como a capital do norte. É também a cidade das Noites Brancas, fenômeno que acontece no verão, quando escurece somente à 1 da manhã.

St Basils Cathedral

Domos Pitorescos da famosa Catedral de São Basílio em Moscou, na Rússia. Construída na Praça Vermelha em 1552 é um Patrimônio Mundial da UNESCO

País de cultura rica em cores e detalhes, a Rússia destaca-se em diversos campos como arquitetura, artes plásticas, música, teatro, cinema e culinária. Os ícones russos são conhecidos mundialmente e as Matrioshkas *( Matrioskas ) ou Bonecas Russas são hoje consideradas o principal símbolo da cultura Russa.

 

As Matrioshkas

As Matrioshkas são adoráveis bonecas em um conjunto de tamanhos crescentes colocadas uma dentro da outra, simbolizando uma família. É uma bonequinha cheia de história! Criada há mais de 120 anos na Rússia, iniciou sua trajetória como um brinquedo instrutivo e em pouco tempo apaixonou o mundo, tornando-se o mais conhecido ícone popular da cultura Russa. E elas ainda trazem muita sorte!

Matrioska Tradicional

 As Bonecas Russas tem mais de 100 anos e na Rússia todas as famílias têm uma boneca, pois é um presente passado de mãe para filha, para netos. É uma tradição familiar

A Origem das Bonecas

Há inúmeras lendas sobre o surgimento e o significado dessa bonequinha tradicional russa que conquista crescentemente o mundo. Antes da Matrioshka, já era uma característica do país a fabricação de brinquedos e objetos de madeira, assim como já era usual esconder objetos valiosos dentro de outros, como no caso dos Ovos Fabergé, mais uma tradição da Rússia.

Considerada hoje uma pequena obra de arte, a famosa Boneca Russa começou sua trajetória como brinquedo. Diz-se que a primeira Matrioshka foi idealizada por Anatoly Mamontov em 1890. Ele possuía uma pequena fábrica / loja de brinquedos, especializada em itens educacionais e tradicionais onde empregava os mais renomados pintores e carpinteiros. Maria, sua esposa, trabalhava com música e contos populares, adaptando as histórias tradicionais russas para as novas gerações. Seu trabalho é referência até os dias de hoje.

Membros da conhecida e influente família Mamontov - patrocinadores da arte do século XIX que possuíam editoras, fábricas e antiquários - Anatoly e Maria possuíam um interesse especial pela educação infantil e estavam dispostos a investir sua fortuna na criação de ideias que auxiliassem no desenvolvimento das crianças.

Anatoly ficou encantado com uma boneca japonesa de barro que possuía um sistema de encaixes e se inspirou na técnica para criar a Matrioshka. A primeira boneca foi encomendada ao artesão Vassily Zvyôzdotchkin, pintada pelo artista Sergei Maliutin e vendida em sua loja. Apesar da inspiração inicial, a boneca russa é, desde o início, uma obra original. A semelhança com a versão japonesa se resume ao encaixe: seu formato, material, cores e motivos foram criados à imagem da Rússia.

O nome Matrioshka é o diminutivo do feminino Matryona (matrona), muito popular entre camponeses na Rússia antiga e proveniente da raiz latina, mater, ou mãe, portanto simboliza a maternidade e a fertilidade. Ela é a protetora, que guarda, cuida e leva todos dentro de si, que abre seu ventre nos momentos de perigo para esconder e proteger a família.

Boneca Russa e moedas

A Boneca Russa é realizadora de desejos. Escreva seu desejo em um pedaço de papel e coloque dentro das bonequinhas: 1 desejo para cada boneca...então, quanto maior for a sua família de Matrioshkas, maior a chance de ver os seus desejos realizados.

Acredita-se que a bonequinha traz boa sorte aos donos da casa e é tradição presentear recém-nascidos com Matrioshkas para lhes desejar uma vida longa e próspera. Algumas lendas contam também que elas são realizadoras de desejos profundos e espirituais, como a cura de um parente enfermo, cujo nome deve ser escrito em um papelzinho e deixado durante as noites dentro da penúltima bonequinha de um conjunto de Matrioshkas. Outra superstição popular diz que é possível fazer um desejo diferente a cada boneca do conjunto, então quanto maior a família de bonequinhas, mais desejos!

Você Sabia?
Pela diversidade cultural entre os países, a Boneca Russa é conhecida de várias formas: Matrioshka, Matryoshka, Matrioska, Matryona, Mamuska, entre outros.

 

A lenda das Matrioshkas

Era uma vez um virtuoso carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira: instrumentos musicais, brinquedos… Todas as semanas, ele enfrentava o frio do bosque para buscar madeira e assim construir novos objetos.

Certa manhã, ao sair para recolher a madeira, ele encontrou o campo todo coberto por uma grossa camada de neve. À noite havia sido difícil. Ele rezou. Toda a madeira que ele encontrava no caminho estava úmida e só lhe servia para fazer fogo.

Abatido pelo cansaço, decidiu retornar à sua casa e tentar a sorte no dia seguinte. Quando estava dando meia volta, lhe chamou a atenção um tronco de madeira esplêndido, o mais belo que ele havia visto em sua vida. Rápido como um raio, retornou ao seu estúdio, porém vários dias se passaram até ele decidir o que talhar. Finalmente, decidiu fazer uma preciosa boneca.

Era tão bonita, que decidiu não vendê-la para lhe fazer companhia. “Você se chamará Matrioshka” disse ele à inerte figura. Cada manhã, ao levantar-se ele falava com sua companheira. “Bom dia, Matrioshka”. Um dia, ela lhe respondeu: “Bom dia, Serguei”. O carpinteiro se surpreendeu, porém ao invés de sentir medo ele se sentiu feliz por ter alguém com quem conversar.

Com o tempo, o carpinteiro percebeu que Matrioshka estava triste e lhe perguntou o que estava acontecendo. Ela lhe respondeu que via que todo mundo tinha um filho ou filha e que ela desejava ter um também. “Terei que te abrir e isso será doloroso” – respondeu Serguei. E ela respondeu: “Na vida, as coisas importantes requerem um pequeno sacrifício”. E sem pensar duas vezes ele talhou uma réplica, menor e lhe chamou de Trioska. Ela já não se sentia mais sozinha.

O instinto maternal se apoderou também de Trioska e Serguei concordou que está também teria um filho, se chamaria Oska. Mas Oska também queria um decendente. O carpinteiro contou que dessa vez a madeira poderia originar uma boneca má. Oska não desistiu. Após pensar, ele talhou um boneco, bem pequeno e com bigode e lhe batizou de Ka. E o colocou em frente ao espelho e disse: “Você é um homem, não pode ter filhos!”

Então colocou Ka dentro de Oska. A Oska dentro da Trioska e a Trioska dentro da Matrioshka. Um dia, misteriosamente, Matrioshka desapareceu com toda sua família dentro. Serguei ficou desolado.

 A Produção das Bonecas

Boneca Tradicional e as crianças

As crianças têm verdadeira paixão pelas Bonecas Russas. Mas, não só elas. As Matrioskas, por sua tradição, arte e requinte são objetos de desejo para todas as idades

A produção da boneca passa por uma série de etapas, que vão desde o processo de dois anos para a secagem da madeira, até o acabamento da pintura, feita totalmente à mão por artesãos treinados nas técnicas tradicionais russas. São várias técnicas que normalmente se diferenciam de acordo com a região do país.

As bonecas russas também são adoráveis contadoras de histórias, pois são decoradas com cenas do folclore e lendas e inspiram o contato entre gerações, ensinando crianças e adultos. As bonecas mais tradicionais são pintadas ao estilo Hohloma (pintura com flores e arabescos) e retratam a vida e os trajes típicos das camponesas.

Já houve tentativas de industrializar o processo de fabricação das Matrioshkas, todas sem sucesso, pois as máquinas não conseguiam a qualidade e a riqueza do processo manual que, portanto, se mantém até os dias atuais.

O número de bonecas em cada grupo é bem variável, a quantidade mais comum é de sete bonecas, o que também tem sua importância dentro da simbologia da Matrioshka. É raro passar de vinte bonequinhas, mas a maior que se tem conhecimento chegava a 75!
 

Sua Popularidade em todo o Mundo

Presente requintado

A popularidade da matrioshka começou pelas escolas russas onde seu formato, encaixe, cores e tamanhos auxiliavam no desenvolvimento cognitivo, na percepção espacial e nas habilidades motoras das crianças.

Mas elas se tornaram mundialmente conhecidas desde que foram expostas na Exposição Universal de Paris, em 1900 (apenas uma década depois da criação da primeira boneca). A feira mundial visava à celebração das conquistas do século XIX e à aceleração do desenvolvimento para o século XX. Realizada em uma área gigantesca do Campo de Marte, a exposição exibia produtos de várias nações, como França, Inglaterra, Países Baixos, Itália, Rússia, Japão e Hungria. Alguns dos temas apresentados eram a metalurgia, indústrias de madeira e têxteis, os novos meios de transporte, e claro, as encantadoras Bonecas Russas.

A feira prolongou-se por sete meses, contando com cerca de 50,8 milhões de visitantes, foi nesse momento que as Matrioshkas se tornaram amplamente conhecidas e passaram a contar para o resto do mundo sobre a vida e a cultura da Rússia, tornando-se um ícone do país.
 Bonecas Russas Gigantes em Paris

 Bonecas Russas Gigantes em uma prestigiada exposição em Paris, em 2010

Bonecas Russas Gigantes

Exposição das Bonecas Russas Gigantes (do Grupo Boneca Russa) em Copacabana, Rio de Janeiro.

 

O glamour das Matrioshkas no mundo da moda

As Matrioshkas são tão populares e significativas que a famosa Revista Vogue da Rússia deixou de lado as celebridades para sua edição de 10 anos de aniversário, em 2008. A revista pediu que grandes nomes da moda, como Ralph Lauren, Yves Saint Laurent, Miuccia Prada e Roberto Cavalli, desenhassem um vestido para a boneca, que seriam leiloadas para caridade em uma enorme festa.

Os desenhos dos designers foram reproduzidos em bonecas de 50 centímetros por artesãos russos. “Cada Matrioshka é única e um pedaço de arte nela mesma. Instalação, escultura, objeto de arte - você pode chamá-la do que desejar.” Aliona Doletskaya, editora chefe da Vogue Rússia.

E o interesse pelas bonecas não se estende somente pelas marcas russas. A marca italiana de cosméticos Pupa Milano e até o banco HSBC, fundado em Londres, já utilizaram a imagem da matrioshka em seus produtos ou campanhas de marketing.

Boneca Russa e Vogue

As Matrioshkas faz parte do glamour do mundo fashion 

 

Matrioshka: exclusividade, requinte, tradição

Boneca Russa Exclusiva

As Bonecas Russas são tradicionais, luxuosas, requintadas, glamourosas e cheia de histórias

A Matrioshka continua um sucesso há mais de um século porque se renova a cada ano. Por trás da simplicidade da forma, que se mantém imutável, ela permite uma infinidade de temas e deixa espaço para reinvenções originais que traduzem ao mundo a história e a cultura da Rússia. Essa versatilidade é capaz de agradar a vários gostos, o que faz da boneca um presente exclusivo e uma fonte de inspiração. Cheias de personalidade, cada Matrioshka é única. Existe uma para cada idade e estilo!

Trabalhamos para que as Matrioshkas continuem encantando com seu rosto sempre afável e sereno como se compreendessem nossas angústias e como se transmitissem o calor das habilidosas mãos que a criaram. O mundo precisa de mais amor e esperança, o mundo precisa de mais Matrioshkas.

Boneca Russa Gold

Matrioshka Gold pintadass a mão. Requinte

 


Postagens relacionadas